O Mundo das Ideias Corporativas

Gestao, Marketing, Tecnologia, Web 2.0 e Redes Sociais

Livros

Nesta seção indicarei todos os livros que já li e os quais me baseio para escrever meus artigos. A medida que terminar um novo livro, acrescento à esta página com um “briefing” (meu) sobre o livro e minha opinião de recomendação (se vale a leitura ou não) para o mesmo.

====================================================================

As Novas Regras do Marketing e de Relações Públicas

Recomendo este livro para todos aqueles que pretendam se aventurar na internet, tanto no que tange a planos de Marketing e Relações Públicas online, quanto simplesmente criar um blog ou site. É voltado para profissionais da área de Comunicação, de Marketing, Jornalistas e também para mim e você. Este livro mostra o poder que as redes sociais na internet possuem. Através de cases superinteressantes vivenciados tanto pelo autor, quanto com outras empresas nos Estados Unidos, abrirá para você os horizontes desse novo nicho a ser explorado na internet. O autor lhe ensinará como desenvolver um novo tipo de plano de Marketing na web, dessa vez, voltado às mídias sociais e não mais aos produtos; Dá dicas das ferramentas de co-participação na web, de como criar seu site e, o mais importante, como fazer o seu próprio blog na web e como você pode se beneficiar disto.

Baseei-me neste livro para a confecção deste blog. Sigo atentamente as dicas que o autor dá no decorrer do livro, tanto para as publicações que faço, como para minha rede de relacionamentos, e vou colhendo os frutos com  a audiência que consigo.

O ponto negativo – e também positivo – desse livro, é que por vezes ele é deveras repetitivo. Ou seja, informações que você encontra no começo do livro, por ventura, podem vir a aparecer também no final do livro. A leitura  do livro não precisa ser feita de maneira contínua (capítulo-a-capítulo), você pode ir direto aos capítulos que mais lhe interessar, sem receio de perda de continuidade ou informação.

Livro mais do que recomendado!!!

===================================================================

Fenomenos Sociais nos Negócios

Este livro é o “passo seguinte” no aprofundamento do assunto Redes Sociais. Escrito por Charlene Li e Josh Bernoff, dois especialistas em Redes Sociais nos Estados Unidos, este livro traz, além de muitos cases em que o poder das Redes Sociais faz-se presente, gráficos e estatísticas muito sólidas do comportamento dos internautas com relação às Redes Sociais.

“Fenômenos Sociais…” traz em si um conceito muito forte para traçar seus planos dentro da Web 2.0 (a web das Redes Sociais -> veja este meu artigo: http://bit.ly/1eSQV0): o método P.O.S.T – Pessoas, Objetivos, Estratégia e Tecnologia. Dentro deste método, os autores explicam a importancia e as necessidades que urgem para com a sua Rede Social: Escutá-la, Falar com ela, Energizá-la, Apoia-la e Inclui-la. Comentando cases ocorridos em empresas americanas, os autores traçam paralelos da forma como seu método poderia ter ajudado naquelas situações.

Com relação às estatísticas de comportamento dos usuários da web, tem o seu lado bom e o ruim.   O lado bom é que já há uma ferramenta (desenvolvida pelos autores) que permite reconhecer o comportamento dos usuários de web, com relação às redes sociais. O lado ruim – por sinal, somente para o Brasil – é que as informações do livro atendem muito bem ao público de usuários dos Estados Unidos. Conhevamos que o Brasil está bem atrasado em relação àquele país no assunto “internet” em várias áreas: inclusão digital, cultura de internet e educação (busca de informações que gerem conhecimento).

Vejo as informações contidas nesse livro como uma visão do que poder vir a ser o futuro da comunicação digital no Brasil, bem como das Redes Sociais brasileiras. Como leitura e fonte de conhecimento, acho o livro fantástico e mais do que recomendo.

O livro tem aplicabilidade imediata? Bem, vejo-o como uma bazuca para matar uma formiga, por enquanto(!!). Pelos atrasos que me referi quanto ao comportamento do internauta brasileiro e ao acesso à internet no Brasil. Porém, quando o Brasil incluir mais usuários na internet e mais internautas fizerem partes das redes sociais, aqueles que dominarem o conteúdo deste livro, estarão muitos passos à frente para extrair o que desejarem das Redes Sociais, seja mais clientes, dinheiro, publicidade…

====================================================================

Repensando a Saúde

Hoje, este é o grande assunto que permeia a cabeça de Barack Obama nos EUA. Daí sairá o aumento ou decréscimo da popularidade de seu governo. A Saúde hoje é um problema gigantesco para aquele país, um monstro que consome um sexto do PIB americano, o maior dentre todos os países industrializados do mundo (veja este meu artigo o qual baseei-me neste livro -> http://bit.ly/2JKVv).

Este livro foi escrito por um dos maiores teóricos do Management, Michael Porter, e apresenta soluções para o atual modelo de gestão da Saúde.

O que é positivo nesse livro é que além das idéias de Porter, o modelo de Saúde americano é igualzinho ao brasileiro. Ou seja, o que acontece lá, acontece igualzinho por aqui. Daí a importancia desse livro, também para o mercado brasileiro.

Ao meu entender, pois já acompanhei como é vida dentro do sistema privado de Saúde, há muita TEORIA “Porteriana” e pouquíssima possibilidade de aplicação das mesmas. E não estou querendo, aqui, ser pessimista mas pelo que entendo do sistema, do modo como ele está implantando, suas raízes tão profundas quanto a impossibilidade de transformá-lo. Ainda assim, é um livro a ser respeitado pelo seu engajamento na luta contra esse monstro que consome riquezas e nem sempre traz o retorno que a população realmente espera: uma sociedade mais saudável.

Leitura recomendada somente para profissionais de saúde que se interessem por Estratégias de Administração e novas idéias.

====================================================================

Fronteiras da Auditoria em Saúde

Este livro foi concebido a partir de um conjunto de artigos escritos por Médicos Auditores para a empresa de medicamentos Novartis.

O interessante desse livro é que ele traz à tona a realidade sobre o sistema de Saúde do Brasil partindo do ponto-de-vista de profissionais que trabalham diretamente com o sistema, tendo como objetivo coibir os excessos e corrijir as falhas de usos que há em todas as direções – medicamentos, cirurgias, internações, materiais – desse setor.

Os artigos trazem idéias inspiradoras para as diferentes áreas da saúde privada, traz à tona discussões muito pertinentes ao setor, e ainda, sugestões de melhorias em serviços e tratamentos. Tudo isso, escrito por profissionais que acompanham o dia-a-dia dos hospitais e das contas médicas que estes geram para os planos de saúde.

Um livro voltado exclusivamente para profissionais da área de Saúde, em especial auditores, e para gestores de empresas de Planos de Saúde, Hospitais e Clínicas privados.

Livro recomendado!

Anúncios

1 Comentário »

  1. Estou lendo o livro As Novas Regras do MKT e RP, recomendado pelo blogueiro. O livro é excelente (repetitivo, é verdade – mas isso me ajuda a fixar os ensinamentos) e tem servido de forte aliado na elaboração de um projeto em Redes Sociais para uma faculdade pernambucana.

    Aproveito para parabenizar o blogueiro pelos posts. Muito bem elaborados!!

    Comentar por Gabriela Feitosa | 23/04/2010 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: