O Mundo das Ideias Corporativas

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MARKETING VIRAL

A expressão “marketing viral” foi inventada para descrever a pratica da Hotmail.com de incluir anúncios seus nas mensagens de e-mail enviadas por seus usuários. A ideia é a de que se um anúncio atingir um usuário suscetível, essa pessoa será “infectada” (isto é, se tornará cliente ou divulgadora), podendo então infectar outros usuários suscetíveis. Já que em média cada usuário infectado entra em contato com mais de um usuário suscetível, o número de usuários “infectados” aumenta rapidamente. Hotmail

A Hotmail.com foi desenvolvida por um indiano, Sabeer Bhatia e seu amigo Jack Smith. Em dezembro de 1995, tiveram a ideia de lançar um serviço de E-mail que fosse visto de qualquer lugar no mundo. Queriam montar um sistema de e-mail de livre acesso baseado na Web. A Microsoft comprou o serviço de e-mails em 1997, 400 milhões de dólares.

Ao final de cada mensagem grátis o Hotmail.com exibia um anuncio. As pessoas então mandam mensagens para sua própria rede de amigos e colegas, que veem o anuncio e contratam seu serviço próprio de e-mails grátis. Isso mantém o ciclo, criando um círculo de contatos cada vez maior, como uma pedrinha provocando ondulações em um lago.

A ideia na prática:

O marketing viral tem vários elementos fundamentais:

  • Dê produtos ou serviços valiosos. A maioria dos programas de marketing viral dá produtos ou serviço valiosos para chamar atenção. Quem pratica o marketing viral pode não lucrar imediatamente, mas saque que se conseguir gerar interesse a partir de algo “grátis”, o lucro logo virá;
  • Garanta facilidade de transferência ou transmissão a outros. Os vírus só se espalham quando são fáceis de transmitir. O meio que leva sua mensagem de marketing precisa ser transferido e replicado facilmente: por exemplo, e-mail, site na internet ou programas que podem ser baixados; o marketing viral funciona na internet porque a comunicação instantânea é fácil e barata;
  • Garantia e simplicidade. As mensagens de marketing sempre funcionam melhor quando são simples e atraentes. As mensagens de marketing viral precisam ser simples o bastante para serem transmitidas com facilidade e sem confusão;
  • Explore as motivações das pessoas. Companhas inteligentes de marketing viral reconhecem que as pessoas querem ser conectadas, legais, populares, ou compreendidas. Consequentemente, as pessoas produzem blogs e repassam e-mail e endereços de rede. Portanto, conceba uma estratégia de marketing baseada em motivações e comportamentos comuns para que seja retransmitida;
  • Use as redes existentes. As pessoas são sociais, e quem faz marketing em rede há muito compreendeu o poder das redes humanas, tanto as fortes redes unidas quanto as relações mais frágeis. Use essas redes para transmitir sua mensagem;
  • Use os recursos dos outros. Planos criativos de marketing viral usam os recursos das outras pessoas para se comunicar. Por exemplo: programas de filiação colocam textos ou links gráficos em sites, enquanto autores oferecem textos de graça ou criam links para a internet.

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Texto do livro “100 ideias que podem revolucionar seus negócios” de Jeremy Kourdi

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02/10/2010 - Posted by | Marketing | , , ,

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