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DESENVOLVENDO CONHECIMENTO E CAPITAL INTELECTUAL

Conhecimento é o capital intelectual de uma organização. Os desenvolvimentos tecnológicos e a internet produziram um enorme aumento do alcance e da profundidade do conhecimento disponível. Com tanta informação e tanto conhecimento disponíveis, é importante que as organizações saibam como desenvolver criativamente e usar a informação. Skandia

O capital intelectual é um patrimônio criado a partir do conhecimento. Como argumenta o autor Thomas Stewart: “A inteligência se transforma em patrimônio quando éh criada unma ordem útil a partir do poder do cérebro que flui (…) o intelecto organizacional só se torna capital intelectual quando se pode ser utilizado para fazer algo que não poderia ser feito se permanecesse espalhado como muitas moedas no ralo”.

Conhecimento e informação precisam ser reunidos, protegidos e administrados com eficiência para serem recursos valiosos. Nomeado em 1991 como primeiro diretor de capital intelectual do mundo, Leif Edvinsson, da Skandia (maior companhia financeira da Suécia), dividiu o capital intelectual em três tipos:

  • Capital humano, nas cabeças dos funcionários;
  • Capital estrutural, que permanece na organização;
  • Capital do consumidor, que deriva da relação que a empresa mantém com os consumidores. O capital do consumidor costuma ser visto como um subitem do capital estrutural.

Os instrumentos de avaliação da Skandia registram se o capital intelectual está aumentando ou diminuindo, examinando a cultura da organização e pensando no aumento desse patrimônio intangível. Na análise de Edvinsson:

“O capital intelectual é uma combinação de caputl humano – os cérebros, as habilidade, as descobertas e potenciais daqueles em um organização – e o capital estrutural – coisas como os processos que cercam o consumidor, processos, bases de dados, marcas e sistemas. É a capacidade de transformar conhecimento e patrimônios intangíveis em recursos geradores de riqueza, multiplicando o capital humano pelo capital estrutural. Esse é o efeito multiplicador do capital intelectual.”

Na Skandia o capital humano é dividido em voltado para o consumidor, voltado para o processo e voltado para a renovação e o desenvolvimento. Edvinsson concebeu um processo para cada unidade de negócios informar sobre todas as áreas do capital intelectual, permitindo à organização quantificar seu patrimônio intangível de capital intelectual. Ademais, a administração do capital intelectual estimulou a inovação e novos raciocínios, ajudando a criar um estado de espírito que permitirá à Skandia competir no futuro.

Aplicando na prática:

  • Realize uma auditoria de conhecimento. Poucas empresas sabem do conhecimento que possuem – porque ele é limitado a poucos, ou simplesmente negligenciado. Uma auditoria de conhecimento revelará a extensão, profundidade e localização do conhecimento de uma organização. Ela tem três elementos centrais:
    • Definir qual é o patrimônio de conhecimento existente – em especial  informações ou habilidades que são difíceis ou de substituição cara;
    • Localizar o patrimônio: quem mantém ou “possui”;
    • Classificá-lo, e avaliar como ele se relaciona com outros patrimônios. Isso revelará oportunidades em outros setores da organização.
  • Aumente seu conhecimento em áreas fundamentais. Isso pode ser feito de três formas: compra, aluguel (contratando consultores, por exemplo) ou desenvolvimento com o treinamento;
  • Mantenha o conhecimento. Lacunas de conhecimento tornam uma organização mais vulnerável à concorrência. Especialização e experiência perdidas após uma “redução” e a erosão da tradicional fidelidade dos funcionários destacam a necessidade urgente de coletar, codificar e estocar a experiência e o conhecimento tácito das pessoas.
  • Proteja o conhecimento. Conhecimento explícito, como copyright ou informação codificada em manuais, sistemas ou procedimentos, pode ser legalmente protegido. Conhecimento tácito, informação registrada por indivíduos, incluindo aprendizado, experiência, observação, dedução e conhecimento informalmente adquirido, só pode ter proteção legal limitada, por intermédio, por exemplo, de cláusulas de não concorrência. É necessário garantir que o valioso conhecimento tácito seja registrado e passado à frente.
  • Implante sistemas de informação. Um sistema eficiente de administração da informação irá coordenar e controlar a informação e ajudar no planejamento. Ao desenvolver um sistema, decida qual informação é necessária para ajudar a melhorar as decisões e atingir os objetivos.
  • Administre o fluxo de informação. Compreenda como a informação flui, para que é utilizada e as formas pelas quais pode ser aplicada.

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Texto do livro “100 ideias que podem revolucionar seus negócios” de Jeremy Kourdi

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29/09/2010 - Posted by | Ideias Corporativas | , , , , ,

1 Comentário »

  1. Daniel, acho que os processos citados abaixo deveriam, realmente, fazer parte da rotina de toda e qualquer organização que tenha como meta conquistar a estabilidade financeira através da fidelização dos seus produtos e serviços:

    •Aumente seu conhecimento em áreas fundamentais;
    •Mantenha o conhecimento;
    •Proteja o conhecimento.

    Esclarecedor o seu post. Parabéns!! Gostei 🙂

    Comentar por Gabriela Feitosa | 29/09/2010 | Responder


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