O Mundo das Ideias Corporativas

Gestao, Marketing, Tecnologia, Web 2.0 e Redes Sociais

BALANCED SCORECARD – SUA EMPRESA CRESCENDO COM INDICES DE DESEMPENHO

Resultados que podem ser mensurados, podem influenciar a cultura organizacional de uma empresa. Tanto positiva, quanto negativamente.

Muitas organizações – na figura de seus gerentes e funcionários – creem que índices operacionais podem ser mais relevantes que os demais, como exemplo menores ciclos e índices de defeito, e a partir deles, consegue-se os melhores resultados financeiros. Outras empresas, por outro lado, seguem na contramão e determinam que o certo mesmo seja agradar a seus acionistas e, portanto, resultados financeiros veem em primeiro lugar.

O que é certo mesmo, é que executivos seniores (alta gerencia e diretorias) não confiam num conjunto de indicadores com a exclusão de outros. Eles sabem que nenhum indicador isolado é capaz de fornecer metas de desempenho claras ou de concentrar a atenção nas áreas críticas do negócio.

Para encontrar um ponto de equilíbrio entre todos os índices de desempenho de uma organização com visão global do negócio é que existe o balanced scorecard. Que nada mais é do que um relatório gerencial que inclui indicadores financeiros, que mostram o resultado das ações do passado, e os complementa com indicadores operacionais, relacionados com a satisfação dos clientes, com os processos internos e com a capacidade da organização de aprender e melhorar. E que, por fim, terminam por impulsionar o desempenho financeiro futuro da organização.

balanced scorecard

Balanced Scorecard

Mesmo diante da complexidade de se enxergar a organização como um todo, é importante mensurar o desempenho de uma empresa sob quatro importantes perspectivas, a saber:

– Como os clientes nos veem? (perspectiva do CLIENTE)

– Em que devemos ser excelentes? (perspectiva INTERNA DA EMPRESA)

– Seremos capazes de continuar melhorando e criando valor? (perspectiva da INOVAÇÃO E APRENDIZADO)

– Como parecemos para os acionistas? (perspectiva FINANCEIRA)

Ao mesmo tempo em que proporciona informações aos gerentes sob quatro perspectivas diferentes, o balanced scorecard minimiza a sobrecarga de informação, ao restringir o número de indicadores. Com mais frequência, agregam novos indicadores sempre que algum empregado ou consultor apresenta alguma sugestão razoável.

O balanced scorecard reúne num único relatório gerencial muito dos elementos aparentemente desconexos da agenda competitiva da empresa: desenvolver a orientação para os clientes, abreviar os tempos de resposta, melhorar a qualidade, enfatizar o trabalho em equipe, reduzir o tempo de lançamento de novos produtos e gerenciar no longo prazo.

Por outro lado previnem contra a subotimização. Ao forçar os gerentes seniores a considerar em conjunto todos os indicadores operacionais importantes, o balanced scorecard permite que avaliem se o aprimoramento em determinada área foi atingido em detrimento de outra.

Essa abordagem à mensuração e desempenho é compatível com as iniciativas compatíveis em grande parte das empresas de sucesso: integração interfuncional, parceria cliente-fornecedor, escala global, melhoria contínua e responsabilidade das equipes e não dos indivíduos. Ao combinar perspectivas financeiras, dos clientes, dos processos internos, e de aprendizado e inovação organizacional, o balanced scorecard ajuda os gerentes a compreender, pelo menos implicitamente, muitas interconexões dentro da empresa.

No próximo artigo apresentaremos em maiores detalhes cada uma das quatro perspectivas essenciais para a elaboração de um eficiente balanced scorecard, que traga aos executivos seniores resultados significativos financeiramente e, além de tudo, garantam resultados internos que afetem positivamente o desempenho de cada elemento da empresa.

===========================================================================

Baseado no artigo: Balanced Scorecard: indicadores que impulsionam o desempenho; de Kaplan, Robert S. & Norton, David P.

Anúncios

23/09/2010 - Posted by | Gestão | , , , , , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: