O Mundo das Ideias Corporativas

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EMPRESAS NODAIS E A CO-GERAÇÃO DE VALOR

Sigo agora dando continuidade a um artigo que escrevi tempos atrás, artigo este que me deu enorme prazer em escrever, pois as ideias que ali estão descritas rompem com paradigmas organizacionais na geração de valor das empresas. O artigo em questão é “Co-Criação de Valor: o Futuro da Competição”.

Naquele artigo havia comentado sobre as Empresas Nodais e em como elas teriam papel preponderante na co-geração de valor. Na verdade, seriam elas que unir-se-iam a seus consumidores no desenvolvimento de novos bens, produtos e serviços com um novo valor agregado.

Exploremos mais um pouco sobre o que vêm-a-ser tais empresas.

As empresas nodais são as organizações que contribuem com a liderança intelectual, forjam coalizões e desbravam caminhos para produções, informações e expertise. Mais ainda, promovem a formação de comunidades de clientes em torno de si, conectam fornecedores, revendedores e pessoal de apoio com seus consumidores e estes uns com os outros.

Poderíamos utilizar algumas metáforas para facilitar a compreensão. As empresas nodais criam grandes tanques de areia onde os stakeholders têm liberdade para inventar os próprios jogos e até modificar a infraestrutura para sua participação eficaz. Porém é preciso que ela imponha certas regras e libere de forma adequada o fluxo de informação por meio de restrições condizentes à sua comunidade.

Dentro desse novo contexto de co-geração de valor, essas empresas assumem um papel importantíssimo: o de construir redes de experiências, de modo que os consumidores possam facilmente interagir para co-construir experiências. A nova diferenciação competitiva talvez se situe na qualidade da rede de experiências a que têm acesso tanto os consumidores quanto a empresa.

Empresas nodais também devem criar capacitadores de experiências, ou seja, criar situações em que cada consumidor enxergue um mesmo problema a partir de seu próprio ponto-de-vista. Para em seguida dar seu feedback agregando valor à experiência. Tais capacitadores têm papel crucial na rede de experiências eficazes.

Um ambiente de experiências cativantes, dotados de capacitadores bem integrados, tem como objetivo de ser, proporcionar uma experiência única para cada consumidor. Uma vez que a experiência torne-se única aos olhos do consumidor, o feedback dado por este, e a consequente obtenção de valor a partir da experiência, será maior.

É importante que a empresa nodal seja suficientemente flexível para gerar experiências heterogêneas. Criando diferentes experiências, obtêm-se melhores resultados. Atinge-se um público maior e diversificado.

Vejamos um exemplo para ilustrar tudo o que fora dito nas linhas acima.

Considere-se a NTT DoCoMo, principal operadora de telefonia móvel do Japão e líder global na fusão de telefones móveis com a Internet. A DoCoMo, cujo nome é um jogo de palavras com a expressão equivalente em japonês a “em qualquer lugar”  tem mais de 40 milhões de assinantes de telefonia móvel. Usando seus telefones especiais i-mode, os consumidores tem acesso a recursos para enviar e receber e-mails, ler notícias, acessar previsão do  tempo e horóscopos e baixar tons especiais de chamada e elementos gráficos de mais de 50 mil sites compatíveis com i-mode. Os consumidores podem também usar os telefones para música e jogos, realizar transações bancárias e referentes a viagens e muito mais. Assim, o i-mode cria condições para que os consumidores se conectem com as empresas e uns com os outros como nunca antes.

Hoje em dia isso é comum nos serviços de telefonia móvel pelo mundo afora, inclusive no Brasil. Porém é de se observar que a DoCoMo foi a pioneira nessa fusão absolutamente extraordinária de produtos e serviços em um só aparelho.

É isso.

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20/09/2010 - Posted by | Inovação | , , , ,

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