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CRIANDO UMA MARCA

A criação de uma marca poderosa e respeitada é a chave para aumentar a participação no mercado e o valor da empresa.  Marcas são recursos intangíveis fundamentais que precisam ser desenvolvidos e mantidos cuidadosamente. Entre suas características estão reputação, lealdade e critério por parte dos consumidores.Rolls-Royce logo

Uma marca é um design, nome ou identidade dado a um produto ou serviço para diferenciá-lo dos concorrentes. Os consumidores sabem que podem esperar certos valores associados a marcas. Os carros Rolls-Royce, por exemplo, são associados a qualidade,  confiabilidade e prestígio,  enquanto o Wall-Mart construiu uma reputação de conveniência domestica e preços baixos.

Marcas são patrimônios complexos. Um dos modos de administrar as marcas é vê-las como tendo “personalidades”. Esse conceito destaca seu poder. A Rolls-Royce tem um status quase mítico: um sinônimo para padrões de engenharia que há muito foram atingidos ou superados por outros.  As vantagens de marcas de confiança são claras:

  • Preço. Uma marca estabelecida e de sucesso pode ter um preço substancial, superando o custo adicional em termos de produção e marketing. Isso deriva do elemento de confiança. Uma pesquisa no Reino Unido mostrou que consumidores costumam estar dispostos a pagar 30% a mais por um novo produto de uma marca de confiança do que por outro inexpressivo.
  • Vantagens na distribuição. Uma marca estabelecida pode garantir aos fabricantes os melhores distribuidores. Os distribuidores são mais receptivos a novos produtos de uma marca estabelecida.
  • Identidade ou imagem de marca reforça o apelo ao produto. A marca Rolls-Royce tem uma identidade nobre e é associada a valores como artesania, tradição e prestígio. A Volvo tem uma identidade diferente, associada a valores como segurança, funcionalidade e apelo familiar. Os valores da marca de diferentes produtos reforçam seu apelo para segmentos específicos do mercado.
  • A marca ajuda a conquistar a fidelidade do consumidor, em função da confiança e do afeto que gera.
  • As marcas oferecem oportunidades para a abertura de novos segmentos de mercado. Fabricantes de comida, por exemplo, criam submarcas com versões diet dos produtos.
  • Uma marca forte permite que os produtos passem de um mercado geográfico para outro. É o caso especialmente de setores afetados pela moda.
  • Marcas podem estender a vida de um produto. Como as marcas combinam confiança e respeito, um marketing cuidadoso pode explorar essas qualidades e dar nova vida a um produto estagnado. Por exemplo, a fabricante dinamarquesa de brinquedos Lego produz brinquedos relacionados a filmes.
  • As marcas são um valioso eixo orientado para o mercado em torno do qual as empresas podem se organizar. O administrador de marca costuma ser o responsável direto pelo que o produto oferece, além de como ele se apresenta ao consumidor.

NA PRÁTICA

  • Compreenda como a marca será usada. É para dar tranquilidade, permitir um preço mais alto ou para gerar um desejo de compra? Compreenda quais benefícios a marca oferece aos consumidores e quão confiável ela é.
  • Saiba o que a marca significa para os consumidores, e aprofunde esse apelo. Certifique-se de que o tom do marketing corresponde aos valores dela e ao mercado pretendido.
  • Identifique como a marca diferencia um produto da concorrência para decidir quais atributos destacar.
  • Faça uma pesquisa para determinar a força da marca junto aos consumidores. Isso mostrará como ela pode ser usada em novos mercados.
  • Assegure-se de que a marca tenha investimento suficiente e descubra como pode ser fortalecida. Essa administração ativa da marca irá produzir a fidelidade do consumidor.
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20/08/2010 - Posted by | Marketing | , , , , , ,

2 comentários »

  1. Boa noite: estou pra tirar algumas duvidas , quais as posibilidades de criar um logo tipo p/ uma marca e etiquetas para, sovenir e roupas de sport Ex: arte da capoeira , e lutas de figt wear como, (MMA, Muaithay e etc…) att: Rouberto

    Comentar por Rouberto Cesar Souza | 08/02/2012 | Responder

    • Caro Rouberto,

      Imagino que o intuito do texto siga num outro sentido, diferente deste o qual sua pergunta se baseia.

      Para que você tenha suas necessidades atendidas, eu sugiro que você procure um: Designer Gráfico.

      Tenho certeza de que ele é o profissional mais indicado para desenvolver um logo bem bacana que atenda, ou até, supere suas expectativas e necessidades comerciais.

      Se quiser, posso lhe indicar um.

      Um grande abraço.

      Comentar por Danigalvao | 08/05/2012 | Responder


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