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OCEANO AZUL x CINCO FORÇAS: Qual a estratégia mais eficiente?

Buscar oportunidades de criar novos mercados ou dominar os já existentes? Das salas de aulas dos cursos de Administração para o mercado em ação.

Um grupo de holandeses decidiu buscar resultados de desempenho de empresas de varejo daquele país que se amparavam em ambas as estratégias. Para estruturar suas investigações utilizaram a seguinte premissa: enquanto houver lucro a ser obtido em um determinado mercado, mais e mais empresas entrarão nele até que se atinja um ponto de saturação no qual todo mundo mais ou menos empata (em resultados).

Se setores inteiros forem analisados dessa forma, é possível saber se, ao longo do tempo, uma estratégia de inovação ou uma estratégia de competição obtém o melhor desempenho.

Entendamos a lógica aplicada ao varejo holandês: o nascimento de um novo mercado (Oceano Azul) que atraísse consumidores no longo prazo atrairia, também, quantidades crescentes de empresas e o lucro do setor cresceria indefinidamente.  Em contrapartida se a rentabilidade caísse à medida que novos entrantes fossem agregados ao mercado, seria sinal de que o escopo de novas oportunidades era limitado ou que barreiras à imitação da pioneira eram muito baixas (Cinco Forças). Seja como for, neste cenário empresas focadas na competição superariam as que investem num oceano azul.

O MERCADO HOLANDÊS

Uma característica observada naquele mercado foi que: o frequente lançamento de novas marcas e o uso disseminado de estratégias de diferenciação levou à maior segmentação do mercado, a mercados mais amplos e mais profundos e à revitalização de setores “obsoletos” como o comércio de materiais de construção.

O estudo percorreu o período de 19 anos (1982-2000). Analisou-se o lucro e o número de concorrentes para 41 tipos de estabelecimento comercial, o que representava cerca de 83% de todas as lojas de varejo na Holanda.

Os resultados observados levavam a crer que a estratégia do oceano azul é sustentável. Em mais de metade das categorias de loja, o lucro da empresa média e o número de empresas tinham correlação positiva. Ou seja, ambos cresciam concomitantemente. Ainda, ao se considerar os efeitos do ciclo econômico, descobriu-se que a rentabilidade da empresa média e o número de empresas do setor subiram e caíram juntos ao longo do período.

O estudo também mostrou que a concorrência a certa altura derruba o lucro trazido pela inovação. Mas é um processo lento, que leva 15 anos ou mais, o que sugere que a abordagem do oceano azul leva boa parte de uma geração para ser desbancada pela estratégia da competição.

Assim sendo, conclui-se que no curto prazo a estratégia do oceano azul triunfa dentro de um mercado. Ao passo que no longo prazo, quando de uma quantidade razoável de players lucrativos em determinado setor, as cinco forças de Porter é quem dá as cartas.

Logo, a melhor estratégia para uma empresa que navega em um oceano azul, seria aumentar os fundos disponíveis até que seu mercado se sature de concorrentes. Para que, então, se lance em um novo oceano azul – onde, é sabido, há fartura de consumidores.

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Texto baseado em artigo da revista Havard Business Review – Maio/2010 – pág. 20

Maiores detalhes do estudo em: www.ssrn.com/abstract=1417221

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13/08/2010 - Posted by | Ideias Corporativas | , , , ,

2 comentários »

  1. O seu blog é muito bom, muito informativo. Li tambem sobre o Facebook, é uma rede impressionante. Gosto muito de usar e não sei ainda de todos os recursos, tenho o que aprender mais por lá.

    Bom final de semana!

    Comentar por Sissym | 13/08/2010 | Responder

    • Sissym,

      o Facebook está na vanguarda da internet pq conta com uma vantagem ante à outras mídias sociais: visão de futuro e saber se reinventar.

      O Zucckenberg constantemente realiza conferencias com os desenvolvedores de softwares para sua mídia social (Facebook) e com isso, sempre se reinventa.

      E com isso, torna-se maior e maior, atraindo novos usuários a cada dia. 😉

      Grande abraço.

      Comentar por Danigalvao | 02/09/2010 | Responder


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