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O TWITTER E O MARKETING DIGITAL

Em 31 de julho deste ano o Twitter comemorou seu tweet de número 20.000.000.000. Isso mesmo, o vigésimo bilionésimo tweet foi enviado pelo usuário @GGGGGGo_Lets_Go. A ‘twitada’ em si não teve nada de especial, foi um assunto do cotidiano. O próprio usuário nem sabia que estava prestes a alcançar uma marca que mexeu com a internet e foi assunto nos quatro cantos do mundo. Só se deu conta do feito, quando passou a receber cumprimentos de usuários do mundo inteiro.

O mundo adotou o Twitter. O crescimento do serviço de microblog chega a ser espantoso: o Twitter levou quatro anos para chegar ao tweet número 10 bilhões, em março de 2010, e apenas cinco meses para dobrar o volume de tráfego. Algo a se pensar, não?

Ao que parece todo o mundo está twitando. Mas twitando sobre o que? Acho que esse é um ponto curioso: todo mundo twita sobre qualquer coisa! Desde “estou com fome”, passando por “sigam meus amigos….” e “o filme … é bom demais”, até “comprei o produto… eu recomendo!”. Pense num assunto e ele está lá, alguém já twitou sobre aquilo. Dê uma procurada nos TT´s, também conhecido por Trending Topics, mais especificamente “os ‘assuntos’ mais twitados do momento”.

Então se o Twitter é esse sucesso todo, parece um celeiro fértil para se ganhar dinheiro, certo?

Há controvérsias.

Ainda não se têm muitas informações de empresas que se deram bem financeiramente com o serviço de microblog. Tempos atrás li algo sobre a Dell ter faturado até US$ 1 milhão com o Twitter e… paramos por aí. Não me recordo de nenhum outro case. Se bem que, a Dell por si só é um colosso no ramo de fabricação de computadores, possui fãs nos quatro cantos do mundo. Logo, saber se efetivamente o Twitter a ajudou nesse 1 milhão ao mais, é meio complicado.

Marketing Digital com o Twitter

Colocar sua empresa no Twitter não significa que suas vendas serão alavancadas da noite para o dia. Mesmo porque abrir uma conta no Twitter não faz milagres. Uma coisa muito importante que, ao que parece, até mesmo alguns profissionais de comunicação não estão atentos, é o real significado que uma ferramenta de internet como essa deve ter: aproximar o potencial e real consumidor de sua empresa.

Trazer o consumidor para o dia-a-dia de sua empresa pode ter o efeito psicológico de inseri-lo dentro do cotidiano de sua organização, faze-lo sentir-se parte do todo. Assim como você e seus funcionários, o consumidor também irá querer que a empresa não pare de crescer. Já parou para pensar no efeito dessa inserção em acionistas e investidores?

Por isso que o profissional responsável por essa comunicação da empresa com o mundo exterior deve ser extremamente responsável, gabaritado e conhecer muito da empresa. Eu diria até, que o mais recomendável seja o próprio CEO da empresa ou alguém muito próximo a ele. Afinal uma twitada certa pode ser só mais uma twitada, mas uma twitada errada… Lembra daquela velha máxima do futebol: “Penalti é tão importante que deveria ser batido pelo presidente do clube”?

Outro caminho para o uso do Twitter são as propagandas: a utilização dessa mídia como um canal promocional da empresa. O cuidado aqui é procurar seu espaço sem ser deveras invasiva. O humor de um follower é muito sensível e a distância entre ele continuar ou não seguindo sua marca é a de um clique. O ponto chave nessas situações é a produção de conteúdo ou ações que sejam atraentes para o consumidor. Se a marca tiver um bom posicionamento, o resto é branding.

Ações promocionais neste meio permitem uma segmentação e um impacto quase cirúrgico no target, sendo possível estipular qual o grupo de interesse, a faixa etária e que região se pretende atingir.Iniciativas como a premiação para seguidores que agreguem ainda mais seguidores são extremamente positivas. Premiações por retweets, idem. Na falta de criatividade, que tal incentivar e premiar seus usuários a criarem slogans para sua organização?

Usuários do Twitter, por exemplo, gostam de compartilhar links e dicas interessantes entre si. Quando dividem algum dado novo, promovem e retwitam aquilo, ou seja, passam a mensagem adiante, dando os créditos para quem escreveu.

Ter visibilidade fazendo com que os seguidores falem, sigam e retwitem a marca é fundamental para uma empresa que deseja entrar nessa rede social e ampliar share of mind. Mas lembre-se de que nem só de promoção vivem os twitters corporativos. A transmissão de conteúdo é essencial e deve ser explorada pelo Marketing dessas empresas. Abarrotar seu timeline de promoções apenas poderá fazer com que a marca perca seguidores e ganhe a antipatia de outros.

Informações sobre o Twitter:

  • Segundo informações do Twitter, os japoneses enviam 8 milhões de mensagens por dia, cerca de 12% do total do serviço. São os segundos em tráfego, atrás apenas dos americanos, que respondem por uma fatia de 25%.
  • O serviço também é um sucesso no Brasil – um levantamento da consultoria francesa Semiocast indica que o país é o quarto da lista, atrás da Indonésia;
  • Os brasileiros geram 11% dos tweets mundiais. O português é a terceira língua mais popular no serviço.
  • Enquanto no Brasil 82% dos tweets foram enviados a partir do site do próprio Twitter, na Indonésia esse meio foi utilizado por apenas 11%, enquanto o uso do aplicativo ÜberTwitter, para celulares Blackberry, responde por 37% das mensagens.
  • O escritor Paulo Coelho e o piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello foram incluídos em um mapa dos mais influentes do site de microblogging Twitter, divulgado por uma empresa especializada em internet e web design.
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03/08/2010 - Posted by | Marketing, Redes Sociais | , , , ,

5 comentários »

  1. Obrigado pos sua informação a respeito do Twitter com tanta riqueza de detalhes, parabéns pelo post, valeu eu ter vindo aqui conferir a indicação de sua notícia…

    Comentar por charlesnetto | 02/09/2010 | Responder

    • Sou eu quem lhe agradece pela visita, comentário e satisfação na leitura do artigo, amigo Charles.

      Um grande abraço.

      Comentar por Danigalvao | 02/09/2010 | Responder

  2. Excelente post!!!!

    Comentar por Gabriela Feitosa | 09/08/2010 | Responder

  3. Você já viu este TED? http://www.ted.com/talks/view/id/916 – relacionado ao seu post, tem tudo haver!!

    Comentar por Luma | 04/08/2010 | Responder

    • Luma

      eu confesso que assisti a todo TED e achei absolutamente fantástico. Não conhecia essa comunidade de “pensadores” do TED, mas já me filiei a eles e procurarei me interar a cerca do que acontece naquela comunidade, tem muito valor lá.

      Quanto à relação com meu post, bem, pra te ser sincero, o palestrante gasta uns poucos minutos explicando esse poder multiplicador do Twitter, mas o foco dele é outro, um tanto mais “amplo”.

      De qualquer forma, valeu muito mesmo pela dica!!

      Abração

      Comentar por Danigalvao | 04/08/2010 | Responder


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