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PRADA – Nova York: Inovação no conceito de Fazer Compras

O conceito de Inovação nos remete a algo – uma idéia, conceito, produto, jeito de fazer – que é novo e/ou que pouco se parece com modelos anteriores. Sabemos que tudo o que é novo ou “diferente” nos desperta diferentes tipos de sensações: surpresa, paixão, admiração, repulsa, etc. Nessa linha, um modelo inovador cria ampla variedade de experiências – emotivas, sensoriais – àqueles que o experimentam. Quanto maiores forem as emoções provocadas e despertadas em um determinado público, por mais heterogêneo que seja, mais inovador será esse “algo”.

Neste artigo quero apresentar uma experiência inovadora no varejo e no consumo: A loja PRADA da 5ºAvenida de Nova York.

A marca PRADA por si só dispensa apresentações, especialmente para o público feminino. No início a grife era especializada em malas de viagem, bolsas e em artigos de couro. A expansão de seu mix de produtos aconteceu quando Miuccia Prada, sobrinha do fundador, Mario Prada, assumiu os negócios. Estilista de formação, Miuccia levou a marca PRADA para coleções de roupas, sapatos, cintos, perfumes, etc.

As bolsas PRADA são, hoje, objetos de desejo de 9,5 entre 10 mulheres.

Voltemos à loja da 5ºAvenida de Nova York. Inaugurada em dezembro de 2001, a loja é um experimento em andamento, projetada para enriquecer a experiência de compras, por meio da tecnologia interativa.

Cada item da PRADA possui uma etiqueta de identificação de radiofreqüência (RFID). Tais etiquetas possibilitam ao pessoal de vendas da loja acesso imediato a um rico fluxo de dados, quando escaneados por dispositivos manuais sem fio. O conteúdo inclui informações atualizadas até o último minuto sobre qualquer item, como tamanhos e cores disponíveis, para que os vendedores tenham condições de atender aos consumidores de maneira pessoal e sem interrupções. O conteúdo também inclui pequenos filmes, videoclipes e amostra de cores, que os consumidores podem ver em monitores espalhados pela loja. Os cartões de clientes PRADA armazenam as preferências pessoais no banco de dados da empresa.

Cada provador é uma simples cabine quadrada com paredes de vidro, que mudam de transparentes para translúcidas à entrada da compradora. Caso ela queira que alguém do lado de fora veja como ficou a roupa, basta acionar um interruptor, para transformar as paredes de novo transparentes. As cabines permitem que as consumidores provem as roupas sob diferentes tipos de iluminação, simulando as diferentes possibilidades de ambientes. Um “espelho mágico”, baseado em recursos de vídeo, permite que a compradora observe-se sob todos os ângulos.

O conceito dessa loja foi concebido por um consórcio de mais de 20 empresas. Foram feitos amplos de estudos sobre hábitos de compras, entrevista com os funcionários, análise das preferências e dos padrões revelados pelo banco de dados dos clientes da PRADA gerando um contexto propício para a construção de uma experiência de consumo inédita e surpreendente, que se “amalgame com a própria arquitetura da loja”, de acordo com Miuccia Prada.

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18/05/2010 - Posted by | Inovação | , , ,

18 comentários »

  1. Ops! ops! PRADA! e não PARADA . Excuse me 😦
    Eninha

    Comentar por Eninha Campos | 05/06/2010 | Responder

  2. Olá Dani,
    A Parada é uma loja espantosa . Mais espantoso ainda é o trabalho do arquiteto Rem Koolhaas, um dos maiores críticos do urbanismo pós-moderno.
    Já vi coisas fabulosas dele inclusive a casa da Música em Portugal se não me engano é dele.Imagino que todos esses efeitos high tech também devem ser uma atração a parte .

    AH! Fantástico a possibilidade de provar as roupas sob diferentes tipos de iluminação, isso é fundamental . Desculpe esse comentário (quaaase particinha) foi irresistível – fazer o quê ?eheh
    beijinhos!
    Eninha

    Comentar por Eninha Campos | 05/06/2010 | Responder

  3. Muito interessante, pois toda essa tecnologia utilizada nem são percebidas pelas consumidoras, que apenas buscam esse produto para demonstrar status.
    Estou no aguardo dos próximos textos.

    Comentar por Andréa | 21/05/2010 | Responder

    • Andrea muito obrigado pela visita.

      Em breve teremos mais novidades aqui no blog, não tenha dúvidas.

      E apareça sim, vc é muito bem vinda 😉

      Comentar por Danigalvao | 21/05/2010 | Responder

  4. Valeu pelo post no blog! Mudamos pra domínio próprio, http://www.blogdosxavecos.tudocomentado.com Eu to procurando parceria!!!

    Comentar por Atch. | 21/05/2010 | Responder

    • Podemos discutir sobre a parceria via msn.

      O meu endereço está no diHITT, pega lá e me adiciona.

      Abraços.

      Comentar por Danigalvao | 21/05/2010 | Responder

  5. Meu sonhoooo rsrs…
    Na verdade eu aposto que metades da mulheres que entram na Prada nem se importam se existe toda essa tecnologia e novidade, mulher, quer saber é de gastar, rs, mas quem gosta de estar por dentro de tudo sempre gosta.
    muito bom esse texto,é sempre bom a gente poder conhecer como as coisas funcionam de verdade,e que criatividade os donos desses negocios desenvolvem.Vou sempre vir aqui agora pois adoro conhecer esse tipo de novidade, me interessa mt!
    Daniel, obrigada pela visita ao meu blog, vamos continuar esse contato bacana…te espero lá no meu infinito.
    bjks

    Comentar por Dri Andrade | 20/05/2010 | Responder

    • É, essa loja da PRADA traz em si um conceito único de fazer compra mesmo. Mesmo que você entre ali somente para comprar um bolsa ou um cinto, imagine a diferença de fazer essa compra e também sentir-se envolvida por todo o ambiente que a lova proporciona. Duvido muito que você não voltará. Tanto pela marca, quanto pela loja.

      E é claro que sempre voltarei e indicarei o seu “infinito”; há muita qualidade ali.

      😉

      Comentar por Danigalvao | 20/05/2010 | Responder

  6. Extraordinário, voltarei para ler as novidades.
    Forte abraço
    Manoel Lubambo Neto

    Comentar por Manoel Lubambo | 19/05/2010 | Responder

    • Obrigadasso pela visita, Manoel!!

      Fica aqui o compromisso firmado, você volta para acompanhar as novidades e eu me comprometo a atualizar sempre com artigos de qualidade.

      Grande Abraço.

      Comentar por Danigalvao | 20/05/2010 | Responder

  7. Oláaaaaaaa
    Muito bom o texto.Gostei….
    Elegancia, conteúdo muito bom e inovadora a proposta.
    Abs
    Goreti

    Comentar por goreti | 19/05/2010 | Responder

    • Obrigado Goreti, pela visita 🙂

      Fica o convite para que você sempre retorne. O meu compromisso é postar textos ainda melhores que esse!

      Obrigado. Abs

      Comentar por Danigalvao | 19/05/2010 | Responder

  8. Oi, Daiel, li seu comentário no meu blog Estúdio da Madrugada. Obrigado. A notícia do cancelamento que mais me chocou foi a de Flashfoward. Como eu amo o seriado Lost achei que ela podia substitui-la, mas ja desistiram. Gostei muito do seu blog, infelizmente não conhecia antes,mas agora ja sei.

    Comentar por Israel França | 19/05/2010 | Responder

    • Obrigado Israel,

      Agradeço muito pela sua visita e por ter gostado do meu blog.
      Fica o convite para que você apareça freqüentemente por aqui. Seu blog tb será constantemente visitado por mim.

      Grande Abraço.

      Comentar por Danigalvao | 19/05/2010 | Responder

  9. Dani, muito bom o texto. “O jeito de fazer compras” ou “novo formato de consumir”? O dilema não retira o mérito do resultado da nova proposta. O varejo apresenta essa polaridade: de um lado, raras propostas muito a frente do tempo, e, por outro lado, a existência de uma grande maioria propostas antigas para as necessidades do consumidor. Valeu!

    Comentar por Aliomar Galvão | 19/05/2010 | Responder

    • Guiga,

      creio que, neste caso da PRADA, temos um caso singular de “experiência de consumo”. Ali o(a) consumidor(a) não só adquire o produto da compra em si, ele vive a experiência de estar dentro da loja e desfrutar de toda a tecnologia que ela oferece.
      Repare que na última das fotos há um espaço com um telão; pois aquele espaço também é utilizado como palco e certas bandas se apresentam por ali. Interessante, não??

      Obrigadão, Guiga, pelo comentário!
      Valeu.

      Comentar por Danigalvao | 19/05/2010 | Responder

  10. Muito interessante o artigo sobre a sacada da Prada… Mostra que elegância, tecnologia e uma boa idéia são combinações que, também no mundo da moda, só tendem a incrementar os negócios!!

    Como sempre, encontro por aqui excelentes posts!

    Parabéns…

    Comentar por Gabriela Feitosa | 18/05/2010 | Responder

    • Obrigado Gabriela por seu comentário, espero que você continue visitando o blog. Tenho um compromisso com você e com as demais pessoas que acessam este blog, quanto a qualidade dos textos. A idéia é que os próximos textos fiquem ainda melhores que os atuais. 😉

      Comentar por Danigalvao | 18/05/2010 | Responder


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