O Mundo das Ideias Corporativas

Gestao, Marketing, Tecnologia, Web 2.0 e Redes Sociais

REDES SOCIAIS NO BRASIL

É intrínseco ao ser humano o sentimento de inclusão: de ser parte de uma sociedade, de falar e ser ouvido e de ser relevante. Raros são os indivíduos que conseguem viver isolados sem qualquer forma de contato com um grupo.

Outro sentimento intrínseco é o deslumbramento provocado pela multifuncionalidade e multioperacionalidade da tecnologia. A internet em seu primeiro momento – ou em sua versão 1.0 – trouxe aos seres humanos a possibilidade de viajar sem sair de casa, fazer compras em mercados estrangeiros, ler livros não mais feitos de papel, conhecer a fundo empresas que estão em países tão longínquos quanto se queira e também permitir se comunicar com pessoas além dos seus respectivos espaços geográficos.

A queda dos custos dos veículos tecnológicos (computadores), aliada à web rápida e barata, além de constantes programas de inclusão digital – financiamentos de computadores, pontos de acesso e cursos gratuitos – permitiram a popularização da internet. E conseqüente fascínio pela mesma. Se num primeiro momento pessoas utilizavam internet somente para acessar emails, fazer pesquisas ou visitar sites de empresas e fazer compras; agora, usam-na, também, para se comunicar maciçamente.

A web em sua versão 1.0, no que se refere à comunicação, trazia em si somente: a troca de emails, as salas de “chat” (bate-papo) e alguns fóruns de discussão. Com um toque de criatividade humana e já se transferindo para um modelo mais avançado de tecnologia, percebeu-se uma nova forma de comunicação. A internet chega à sua versão 2.0 permitindo que mais usuários somem-se aos fóruns de discussão já existentes, bem como criem novos fóruns, criem seus blogs e suas comunidades e reúnam-se em torno dos assuntos de suas preferências. No campo tecnológico, as diferentes formas de compartilhamento de músicas, vídeos, fotos e arquivos caracterizam este momento.

Agora, juntando todos esses elementos da web 2.0, chegamos às Redes Sociais. Vejam esses dados.

No Brasil, pelo menos metade da população já utilizou computador1, e ainda, 45% da população já acessou a Internet2. Desse total, 90% dos indivíduos utilizam a internet para se comunicar3 e desses, 58% acessam diariamente4 e 49% passam de 1 a 5horas conectados por semana5.As atividades desenvolvidas por essa população no que tange às Redes Sociais dividem-se da seguinte forma6:

  • 67% – participam de sites de relacionamento;
  • 12% – participam de lista de discussão e fóruns;
  • 15% – criam ou atualizam blogs e/ou sites de internet;
  • 70% – trocam mensagens instantâneas;
  • 79% – enviam e recebem emails;
  • 17% – trocam mensagens via softwares de videoconferência.

 Os números acima mostram que não é mais possível ignorar as Redes Sociais.

Se outrora tratadas com certo desdém como locais onde jovens agrupavam-se para discutir sobre bobagens, hoje em dia os assuntos já mudaram. Ainda restam as comunidades que discutem fuxicos de artistas de televisão, mas outras comunidades mais interessantes também despontam nessa nova internet.

Comunidades de tecnologia onde os membros ajudam-se mutuamente para extrair o máximo de seus gadgets (Iphones, Ipods, I-isso, I-aquilo…), comunidades de estudantes discutindo conteúdos de vestibulares, comunidades de blogs de produtos sendo avaliados por consumidores, blogs com informações com dicas de viagens e pontos turísticos relevantes e por aí vai.

Claro, muita bobagem e assuntos supérfluos ainda são discutidos e ainda gastamos horas nos chats e MSNs da vida. Oras, ninguém é de ferro! Mas o importante é que uma revolução nas comunicações aconteceu e está presente mudando cada vez mais a forma do mundo trocar informações.

Não há pra onde fugir!

Pensando bem, há sim: jogue seu computador pela janela e vire um indianista. 😉

Abraços.

 ====================================================================

Dados conforme Pesquisa CETIC (www.cetic.br) realizada em 2009
1) http://www.cetic.br/usuarios/tic/2009-total-brasil/rel-comp-01.htm
2) http://www.cetic.br/usuarios/tic/2009-total-brasil/rel-int-01.htm
3) http://www.cetic.br/usuarios/tic/2009-total-brasil/rel-int-06.htm
4) http://www.cetic.br/usuarios/tic/2009-total-brasil/rel-comp-03.htm
5) http://www.cetic.br/usuarios/tic/2009-total-brasil/rel-int-05.htm
6) http://www.cetic.br/usuarios/tic/2009-total-brasil/rel-int-07.htm
Anúncios

27/04/2010 - Posted by | Redes Sociais | , , , , , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: