O Mundo das Ideias Corporativas

Gestao, Marketing, Tecnologia, Web 2.0 e Redes Sociais

DESENVOLVENDO SEU PLANO DE MARKETING NA WEB 2.0 – O BLOG

Um blog nada mais é do que um website muito simplificado, sem recursos de aplicativos gráficos. (Blogs)Estão ali para receber postagens e mostrá-las ao mundo. Nada de aplicações em Java, Flash… Geralmente eles já vêm com templates (ou os modelos) oferecidos pelos servidores que o hospedam. Você escolhe o template que mais se adequa ao seu estilo e voilá! é só sair “blogando”.

Quando de seu surgimento, os blogs eram tidos por muitos com uma versão online de diários, daqueles que você contava seus mais íntimos segredos ou ainda falava de seus assuntos prediletos. Com a expansão da web, os blogs ganharam um novo caráter (embora ainda haja muitos que sejam os diários de meninas com seus segredos, seus namoradinhos e suas paqueras), o de formadores de opinião.

Os blogs agora são também um veiculo do mainstream para que as organizações transmitam suas idéias para o mercado. Os leitores de blogs enxergam as informações compartilhadas por blogueiros inteligentes como uma das poucas formas de comunicação autentica. Um bom blog chama a atenção.

Revistas de negócios demonstram regularmente grande entusiasmo em relação ao modo como os blogs têm o poder de transformar seu negócio. Contudo, antes de montar o seu blog, recomenda-se que você primeiramente passe a monitorar os blogs do seu nicho de mercado e que entre na blogosfera postando comentários em alguns deles.

Qual deve ser o tema do seu blog?

A maioria dos blogueiros iniciantes tenta cobrir um campo excessivamente amplo. É melhor começar com um tema estreitamente focado e ir abrindo espaço para a expansão.  Seja autentico. As pessoas lêem blogs porque pretendem encontrar vozes honestas que falem apaixonadamente sobre algum assunto. Se você conseguir ser interessante e oferecer informação de valor, o numero de leitores crescerá.

Você também poderá dar ao seu blog um jeitão similar ao site da sua empresa, mas é recomendável que não seja idêntica. Mais recomendável, talvez, seja que não tenha qualquer semelhança, justamente para dar uma voz independente às suas opiniões.

Muito excitante e importante é a opção “Deixar um comentário” que a maioria dos blogs possui. Há gente que não prefira ter comentários feitos às suas postagens, uma vez que não só de elogios se vive uma postagem, há a duras críticas também. Mas nada mais excitante de que ler um comentário deixado por alguém em uma postagem.

Nos blogs há ferramentas que monitoram o numero de acessos, inclusive por postagens. Ou seja, é possível, com essa ferramenta, saber quais assuntos agradam mais e menos seus leitores.

Não me resta dúvida de que um espaço independente e complementar aos veículos de comunicação – como um blog – de uma organização é parte fundamental da estratégia de marketing com consumidores. Um espaço onde você permita a interatividade com consumidores e tem opiniões individualizadas (e não mais da organização, somente) e complementares aos produtos que oferece, partindo do ponto de vista de cada colaborador da empresa.

No próximo artigo falarei das demais ferramentas que fortalecerão seu Marketing online da Web 2.0.

Não perca! Comente!

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22/04/2010 - Posted by | Marketing, Web 2.0 | , , , ,

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