O Mundo das Ideias Corporativas

Gestao, Marketing, Tecnologia, Web 2.0 e Redes Sociais

DESENVOLVENDO SEU PLANO DE MARKETING NA WEB 2.0 – O SITE

Quando estiver desenvolvendo um site focado em seus clientes e em seus processos de compra, eis alguns aspectos a considerar:

Reflita sobre a mídia predileta de seus consumidores e seus estilos de aprendizado – há pessoas que gostam de ler, outras que gostam de ouvir e pessoas que gostam de ver. Assim, em seu site, você deve ter um conteúdo apropriado desenhado especialmente para seus consumidores. Não significa que você deva ter todos os conteúdos possíveis, mas sim, que você deve ter além de textos, fotos ou vídeos para ampliar a atratividade dos textos.

Desenvolva uma personalidade para o site – quando os consumidores estiverem interagindo com o conteúdo do seu site, eles devem ter uma clara idéia do que sua empresa é. A personalidade é divertida ou brincalhona? Ou é sólida e conservadora? Um foco rigoroso na personalidade e no caráter do site surte efeito.

Fotos e imagens contam a sua historia – o conteúdo não é limitado a palavras. Fotos são poderosos conteúdos quando o visitante da pagina vê que imagens são componentes integrantes do site. Contudo, fotos genéricas e de banco de imagens, podem ter efeito negativo. Seja original!

Incluindo ferramentas interativas – qualquer coisa que envolva pessoas com o conteúdo do site proporciona uma grande oportunidade de engajar visitantes, despertar seu interesse e move-los ao longo do seu ciclo de vendas. Quizzes de perguntas, previsão do tempo, cotações do dólar, bolsa de valores…

Certifique-se de que loops e feedbacks estarão disponíveis – mecanismos diretos de feedback como botões “avalie isto”, “entre em contato”, fóruns on-line, espaço para deixar comentários, críticas e sugestão fornecem informações valiosas para o site e seus visitantes.

Ofereça caminhos para seus clientes interagirem – um fórum ou wiki em que clientes possam conversar entre si fazem muito bem para muitas empresas, como um caminho para mostrar que existe uma vibrante comunidade de pessoas usando seus produtos e serviços.

Crie conteúdo que valha a pena disseminar e que possa se tornar viral – quando o conteúdo se torna vibrante e útil, os visitantes tendem a falar deles com amigos, geralmente enviando-lhes um link. Faça com que URLs virais sejam permanentes no site.

No próximo artigo comentarei de outra ferramenta importantíssima na estratégia de Marketing da Web 2.0 – O BLOG

 

Não perca! Comente!

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20/04/2010 - Posted by | Marketing, Web 2.0 | , , , , , , , , , ,

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