O Mundo das Ideias Corporativas

Gestao, Marketing, Tecnologia, Web 2.0 e Redes Sociais

A GESTÃO DO FUTURO – PARTE 4 – OUTRAS CONSEQUENCIAS

Outros setores também sofrerão impactos quando da deslocalização das empresas e da alteração do modus vivendi da sociedade.

Haverá um boom empreendedor na construção dos work centers. Temos experiências semelhantes em cidades do interior de São Paulo e em Manaus, por exemplo, mas com outros propósitos de ocupação. Onde em regiões longe dos centros da cidade, surgem os bairros chamados de Distritos Industriais para os quais se mudam as indústrias. Há os incentivos fiscais para ocupação daquelas áreas onde os terrenos já dispõem de todas as necessidades de logística (ruas asfaltadas e proximidade de escoamento para as rodovias) e infraestrutura (água, esgoto, iluminação pública) instaladas.

O próximo passo seria a criação dessas mesmas áreas, porém a para instalação de outros tipos de empresas, que não indústrias. Instalações com cabeamentos de comunicação, centrais de energia e opções de lazer e transportes (principalmente), atrairiam organizações para estas áreas. Se hoje temos os empreendimentos de construção de shopping centers, no futuro haverá esse novo modelo.

Outras áreas ganhariam novo rótulo com o prefixo “e”, todos necessariamente transitando via internet. Teríamos: e-ciência, e-trabalho e e-educação. Tudo seria feito remotamente e de forma colaborativa entre diversos centros de trabalho, de pesquisa e de ensino. O coworking seria o novo modelo de trabalho.

Caberá, finalmente, ao Brasil não se atrasar na implementação desse novo modelo de sociedade e caminhar em ritmo de igualdade com as demais nações. É preciso que o país do futuro, de fato, comece a acontecer já no presente. Desvencilhar-se das amarras da burocracia, dinamizar os vínculos empregatícios e dar um basta na corrupção já nos faria avançar uns bons anos rumo ao futuro.

————————————————————————————————————————————————–

Esta série de artigos é baseada em entrevista dada por SILVIO MEIRA à revista HSM Management de Março/Abril 2010. Silvio Meira é professor da Universidade Federal de Pernambuco, fundador do C.E.S.A.R., centro de pesquisas que é referencia internacional de TI, e do também recifense PORTO DIGITAL, considerado o Vale do Silício brasileiro.
Anúncios

19/04/2010 - Posted by | Gestão, Ideias Corporativas | , , , , , , , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: