O Mundo das Ideias Corporativas

Gestao, Marketing, Tecnologia, Web 2.0 e Redes Sociais

DESENVOLVENDO SEU PLANO DE MARKETING NA WEB 2.0 – SEGMENTANDO CLIENTES

O segredo aqui é segmentar seus clientes em diferentes perfis de consumo e personalidade. Dar ao seu cliente uma personalidade, identificando qual o interesse específico dele em sua organização é o principal passo de seu plano de Marketing.

Veja o exemplo de uma praça de alimentação de um Shopping Center, por exemplo. Estudantes recém-saidos do colégio estão ali sentados para continuar os assuntos do colégio e gastar a tarde toda conversando, consumindo um sorvete ou milkshake. Alguns executivos levam seus laptops, aproveitam a rede wireless e entre um café e outro, finalizam seus relatórios ou apresentações a seus chefes e clientes. Outras pessoas estão ali somente para comer um lanche nalgum fast-food e continuarem suas compras. Outro grupo de pessoas está ali para comemorar algum evento da empresa em que trabalham. Outras pessoas estão consumindo suas refeições em restaurantes. Alguns jovens estão ali aguardando a próxima sessão do cinema e enquanto isso paqueram uma potencial companhia para o filme.

A linguagem de marketing para cada um dos exemplos que citei, é a mesma? Claro que NÃO!

Para cada perfil de clientes, vamos querer saber tanto quanto possível sobre esse grupo de pessoas. Quais suas metas e aspirações? O que a atrai naquele lugar? Por que aquele horário? Quais são seus problemas? Que mídias eles usam para responder a seus problemas? Que sites eles acessam? Como podemos atingi-los? Nós queremos conhecer em detalhes cada uma das coisas que são importantes para o perfil daquele consumidor. Que frases e palavras seus clientes usam? Gostam de frases curtas, descoladas ou aquelas verborrágicas?

Uma forma interessante e direta de saber como seu consumidor pensa, é ler o que eles lêem. Entrar nos sites que eles entram. Além de aprender muita coisa, você será levado a pensar como eles pensam. Outra forma tão eficaz quanto, é você perguntar diretamente a eles, fazendo pesquisas, entrevistando.

Imagine agora você em posse dessas informações! Com certeza seu marketing será muito mais eficaz. Você acaba criando não só uma biografia de seu consumidor, como também cria a empatia verdadeira com seu público-alvo. Levando você a ter a oportunidade de ver, através dos olhos de seus compradores, as circunstâncias que os orientam em seus processos de decisão. Quanto mais experiência você tiver em seu mercado, mais óbvios serão os perfis de cliente.

Portanto, você precisará ter as segmentações com um grau de detalhamento suficiente para que, quando seus consumidores encontrarem seu conteúdo na internet, digam: “Sim, isso sou eu. Essa empresa entende a mim e meus problemas, e terá, portanto, produtos que atenderão às minhas necessidades.”

O próximo artigo falará sobre o Conteúdo a ser discutido com seus consumidores.

Não perca!

Anúncios

14/04/2010 - Posted by | Marketing, Web 2.0 | , , , , ,

2 comentários »

  1. Nossa… muito interessante essa materia….
    adorei….
    ainda mais pq esta relacionado com as coisas q eu estudo !!

    Comentar por Tássia | 14/04/2010 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: