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DESENVOLVENDO SEU PLANO DE MARKETING NA WEB 2.0 – DEFININDO METAS

Recentemente uma amiga comentou as dificuldades que encontrava dentro de sua empresa para alavancar vendas, uma vez que a empresa não dispõe de um plano de marketing bem definido. Ventilamos, então, a idéia de “turbinar” o site da empresa, bem como incluir um espaço que permitisse maior interatividade junto aos consumidores – o blog.

Pretendo escrever aqui uma série de artigos que possam ajudar essa minha amiga e você na elaboração de um plano de marketing que considero eficiente para atingir seus objetivos organizacionais. Citarei e comentarei sobre cada uma das ferramentas que enriquecerá sua empreitada. Por fim, incluirei alternativas que engrandeceriam ainda mais o projeto, deixando-o mais robusto.

Os artigos estarão na seguinte ordem: (1) Definindo Metas, (2) Segmentando Clientes, (3) Desenvolvendo Conteúdo, (4) Criando Conteúdo Reflexivo, (5) O site, (6) O Blog e (7) As ferramentas

DEFININDO METAS

Como estamos num ambiente ultradinâmico onde visitas a uma loja duram a intensidade de um clique, ou o tempo de digitação de outra URL no seu navegador, a forma de comunicação com seu consumidor têm que ser diferente.

Abandonemos aqui a regra dos 4P´s do Marketing.

O foco aqui tem que ser os clientes e consumidores, não mais seus produtos ou serviços. Bem, deixe-me explicar melhor: você deve primeiramente focar no seu consumidor, para daí em diante, trazer seu produto a ele. Quando falo em focar seu consumidor refiro-me a entendê-lo, conhecê-lo, saber seus hábitos de navegação na web, saber o que ele procura e finalmente, casar seus produtos e serviços com esses conhecimentos adquiridos.

O primeiro passo, antes mesmo de sair atrás de seus clientes conhecendo-os, é ter uma estratégia de marketing bem definida, com metas claras e objetivas. Alinhar os objetivos do marketing com aqueles da organização. As empresas querem o crescimento lucrativo da receita. Em empresas novas, isso geralmente significa gerar novos clientes. Entretanto, em negócios maduros, o objetivo, talvez seja manter os clientes já existentes.

Assim sentar-se com o corpo diretivo da empresa e traçar metas e objetivos, é o primeiro passo. É preciso um Norte!

Conquistar novos clientes?Fidelizar clientes? Vender mais esses produtos que aqueles? Aumentar receitas? Ampliar mercados? Pra onde? Que praças?Pra quando?

(Lembre-se: sempre trace metas claras e realizáveis! Tornar-se líder de mercado em uma semana, para uma empresa recém-criada, não é algo tão factível assim. É ousado, mas não inspira aplicabilidade)

No próximo artigo, falarei sobre a parte mais importante do plano de Marketing: a segmentação de clientes.

Não perca!

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12/04/2010 - Posted by | Marketing, Web 2.0 | , , , , , ,

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