O Mundo das Ideias Corporativas

Gestao, Marketing, Tecnologia, Web 2.0 e Redes Sociais

Criação e Geração de Valor, o Diferencial Competitivo das Organizações

 O Balanced ScoreCard é considerado um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos operacionais que direcionam comportamentos e performance. A criação de valor na organização faz parte da perspectiva de Aprendizado e Crescimento e deve ser planejado na elaboração do Mapa Estratégico do BSC – Balanced ScoreCard.

Criar valor é estratégico e faz parte do intangível da organização.  A criação de valor para as organizações se dá por meio da transformação do conhecimento tácito em explícito. O conhecimento tácito é aquele intrínseco ao ser humano, de difícil transmissão e o conhecimento explicito é o que está mais visível, de fácil recuperação.

Além disto, para criar valor é essencial um ambiente organizacional com políticas de gestão de pessoas que permitam a participação e o compartilhamento dos conhecimentos, valorização do potencial dos colaboradores, complementariedade de competências, espírito de equipe e alinhamento das competências dos colaboradores às competências essenciais para a consecução das estratégias.

O segredo para o sucesso está em oportunizar um clima organizacional favorável à criação de valor alinhada a uma gestão orientada por processos que permita a geração deste valor, transformando o intangível em tangível. No BSC, a perspectiva dos Processos Internos viabiliza a geração do valor criado na perspectiva de aprendizado e crescimento e é nesta relação de causa e efeito que o conhecimento criado e compartilhado é utilizado pelas pessoas para melhoria dos processos gerando valor ao cliente.

 A geração de valor viabiliza a entrega de produtos e serviços inovadores desenvolvidos para satisfazer necessidades e expectativas dos clientes e mercado. Na perspectiva Clientes, o produto gerado pelo processo tem seu valor percebido pelo cliente.

A criação e geração de valor é o diferencial competitivo das organizações da Era do Conhecimento.

======================================================================

Adaptado de:

Ana Giovanoni
CMC Diretora do Núcleo Rio Grande do Sul
do Instituto Brasileiro de Consultores de Organização

em: http://www.agrosoft.org.br/agropag/212817.htm

Anúncios

22/03/2010 - Posted by | Gestão | , , , , , , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: