O Mundo das Ideias Corporativas

Gestao, Marketing, Tecnologia, Web 2.0 e Redes Sociais

CO-CRIAÇÃO DE VALOR, O FUTURO DA COMPETIÇÃO

Tempos atrás formatei um artigo muito bem escrito sobre a definição de valor dentro do mundo empresarial. Desde minhas aulas de pós-graduação, tal conceito sempre me pareceu um tanto abstrato. Graças a este artigo “Criação e geração de Valor, o diferencial competitivo das Organizações” o conceito tornou-se mais claro para mim.

Vejamos o meu entendimento de Valor. O valor tem diferentes significados para cada um dos elementos da cadeia: para o acionista tem um, para o consumidor tem outro e para o gestor da empresa outro ainda diferente. O acionista vê valor em uma empresa, enquanto esta consegue atingir suas expectativas de retorno sobre o investimento (ROI) e quando suas práticas de gestão vão de encontro àquilo que entende serem as mais corretas.

o consumidor enxerga o valor de uma empresa tanto na empresa em si, quanto nos bens e serviços os quais ela entrega ao mercado. O preço e qualidade de seus bens e produtos, a relação custo x benefício, a durabilidade, o design, a responsabilidade para com o meio-ambiente, as práticas de gestão, a reputação, o histórico, etc. Enfim, uma gama de critérios que se confundem com os valores pessoais dos consumidores. Daí a colossal dificuldade de se agradar uma quantidade máxima possível de clientes (para maximização de vendas), haja vista que cada pessoa tem o seu contexto de vida.

Por fim o gestor enxerga valor em sua empresa quando observa que suas práticas de gestão, quando postas em prática, seguindo seu planejamento inicial com suas diretorias e gerencias, passam a dar resultado positivo para o acionista. O gestor enxerga tal valor no feedback positivo que recebe tanto dos acionistas quanto dos resultados nas vendas e/ou na expansão do negócio.

Portanto, três visões distintas sobre o mesmo termo; daí minha dificuldade ao compreender os diferentes significados.

É chegado o momento de darmos o passo seguinte a este conceito de valor. Nos dias atuais essa é prática comum às organizações. Todos os atores do mercado partem dessas premissas que citei para investir (em), consumir (de) e gerir (as) empresas.

Ora, se todos os elementos de um ambiente passam a comportar-se de uma mesma maneira, como distingui-los entre si? Como saber qual deles está me entregando mais valor (vantagens)? Em meio à comoditização do conceito, qual será o diferencial das empresas para estarem à frente de suas concorrentes?

O passo seguinte – Maior interação consumidor-empresa

Como em nenhum outro momento da História os consumidores têm tanto acesso à comunicação como nos dias atuais. Graças à proliferação dos telefones celulares, os canais de mídia e os Websites, a informação trafega com custos baixos e com rapidez em constante crescimento. Hoje mais de 900 milhões de pessoas tem acesso à Internet. Com a queda acentuada dos preços de desktops e laptops e programas governamentais de inclusão digital pelo mundo, não é difícil prever que esse número aumentará ano-após-ano.

O bombardeio de ofertas, de descontos, de megastores, de lojas de e-commerce e de aumento da variabilidade dos produtos, não trouxe vantagem significativa para os consumidores, uma vez que tudo isso acarretou também em aumento da complexidade. Assim, variedade de produtos não acarretou em melhor experiência de consumo para o consumidor.

Por conta da facilidade à informação, o comportamento do consumidor mudou. Como resultado do acesso à informação, o consumidor possui, agora, uma visão global. Suas fontes de consulta, de opiniões e de entretenimento são, agora, mundiais. O que surgiu daí foi o fenômeno das Redes de Contatos, também conhecidas por nós como Redes Sociais – um elemento extremamente poderoso e importante no mundo de hoje.

As Redes Sociais surgiram do ativismo das pessoas que passaram a se unir ao redor de causas em comum.  À medida que aprendem, as pessoas tornam-se capazes de fazer suas escolhas; e, à medida que se unem em redes, encorajam umas as outras a agir e a gritar. Os consumidores cada vez mais tomam a iniciativa de fornecer feedback às empresas e uns aos outros – e assim CO-CRIAM VALOR.

 

Esse será o capital diferencial da competição: a co-criação de valor. Em parceria com suas Redes Sociais de consumidores, as empresas deverão dar ouvidos ao que elas têm a dizer. O valor agora se situa na experiência de co-criação com as redes.

Essa nova forma de criação de valor além da característica singular de trazer o consumidor para junto das empresas, resultará em novas práticas de gestão. Práticas essas que permitam às empresas dialogar, permitir o acesso à informação, serem transparentes e avaliarem riscos em conjunto com suas redes.

Essas novas premissas acarretam novas implicações para os negócios. Como milhões de consumidores buscarão diferentes interações, o processo de criação de valor deve acomodar ampla variedade de experiências de co-criação. O contexto e o envolvimento dos consumidores enriquecem o significado de determinada experiência para o indivíduo e acentuam a singularidade da co-criação de valor.

Essas premissas sugerem novas capacidades para as empresas. Os gestores devem cuidar da qualidade das experiências de co-criação, em vez de somente zelar pela qualidade dos produtos e processos da empresa. A qualidade da infra-estrutura de interação entre consumidores e empresas, construída em função da capacidade de criar ampla variedade de experiências. As empresas devem inovar com eficiência os “ambientes de experiências”, que possibilitam a diversidade de experiências de co-criação.

(A título de esclarecimento: as empresas configuradas dentro dessas novas premissas de co-criação, receberão o nome de Empresas Nodais. Assunto que explorarei num artigo futuro.)
Por certo esse novo modelo de geração de valor deve ter-lhe trazido uma dúvida. Esclareço-a agora.

A co-criação não é a terceirização de atividades para os clientes nem a personalização marginal de produtos e serviços. Tampouco é a representação ou encenação de eventos para os clientes, em torno de várias ofertas da empresa. Hoje, esse tipo de interação empresa-cliente não mais satisfaz a maioria dos consumidores.

Envolve algo muito mais fundamental: a interação personalizada que signifique algo e seja sensível a um cliente específico. A experiência de co-criação (não a oferta) é a base do valor exclusivo para cada indivíduo.

Em artigos futuros voltaremos a tocar ainda mais nesse envolvente assunto!

 

Abraços!

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26/05/2010 - Publicado por | Ideias Corporativas | , , , , , , ,

25 Comentários »

  1. Boa noite, estou querendo estudar um pouco mais sobre o assunto, poderia me encaminhar um e-mail com material sobre o tema de Co-Criação?

    Abrs

    Comentário por Matheus | 03/05/2012 | Responder

    • Caro amigo Matheus,

      O email com a bibliografia já fora enviado, espero ter sido útil de alguma forma com seus estudos.

      Grande abraço.

      Comentário por Danigalvao | 08/05/2012 | Responder

  2. Daniel, precisava de uma ajuda.
    Estou terminando o mestrado em administração e negócios e o meu tema é: co-criação de valor em ambientes virtuais.
    Preciso muito de uma empresa para fazer um estudo de caso, mas estou com muita dificuldade de encontrar organizações que pratiquem (tendo como base de critério a aplicação da DART) e que aceitem ser estudadas. Tu tens alguma dica, indicação?
    Ficaria imensamente grata se pudesse me auxiliar

    Comentário por Tanise | 25/11/2011 | Responder

    • Tanise, bom dia.

      Embora eu não conheça essa aplicação DART, tudo o que eu poderia lhe falar sobre o tema e suas dúvidas e pedidos, encaminhei via email.

      Espero lhe sejam úteis as informações que lhe passei.

      Abraços.

      Comentário por Danigalvao | 28/11/2011 | Responder

  3. Daniel,

    Primeiramente, parabens pelo seu blog , estou cursando pos em Marketing, estou fazendo em trabalho sobre Valor da cocriação e experiencias cara o seu texto foi barbaro para compor meu trabalho.

    Se vc poder passar mais algumas dicas ficarei grato.

    Um forte abraço.

    Comentário por Ednilton Garcia | 25/11/2011 | Responder

    • Olá Ednilton,

      Já seguiram para seu email as dicas.

      Espero lhe sejam úteis em seu trabalho!

      Um abraço e obrigado pela visita.

      Comentário por Danigalvao | 25/11/2011 | Responder

  4. Olá DaniGalvão,

    Muito bacana o seu blog, parábens! O me projet de TCC com base a Cocriação, vc poderia me passar dicas de referencias bibliograficas sobre o tema?

    Muito obrigada,
    Patricia

    Comentário por Patricia Oliveira | 20/10/2011 | Responder

    • Olá Patrícia,

      Obrigado pela visita e comentário no blog.
      Já encaminhei-lhe o email com o material solicitado. Espero lhe seja de grande ajuda em seu TCC e q vc consiga uma grande nota.

      Abraço!

      Comentário por Danigalvao | 21/10/2011 | Responder

  5. parabéns pelo seu blog e pela qualidade dos textos apresentados, podes me ajudar com sugestões de bibliografia para aprofundar o tema de co-criação de valor?
    agradeço

    Comentário por jose luis penelas | 28/09/2011 | Responder

    • José Luis,

      Agradeço sua visita e muito me enobrece seus elogios, já encaminhei para seu email a bibliografia.

      Um grande abraço.

      Comentário por Danigalvao | 28/09/2011 | Responder

  6. Ola! Estou fazendo um projeto sobre co-criacao de valor, poderia tbem disponibilizar a bibliografia utilizada.. estou em busca de mais materiais referente a este assunto. Ficarei grata se puder me passar algo! att. rafaela loth

    Comentário por RAFAELA LOTH | 04/06/2011 | Responder

    • Rafaela,

      Obrigado pela visita, já encaminhei a ti as sugestoes de bibliografia para seu projeto. Espero ser de grande ajuda.

      Um abraço.

      Comentário por Danigalvao | 06/06/2011 | Responder

  7. Olá Galvão,
    Inicialmente parabéns pelo teu blog. Apreciaria receber dicas tuas sobre as referências de leitura que utilizastes. Estou pesquisando sobre networking e co-criação para a minha dissertação.
    Um grande abraço e permaneço a disposição para trocarmos figurinhas.
    Elen

    Comentário por Elen | 18/12/2010 | Responder

    • Elen,

      Já respondi seu email com a bibliografia utilizada no texto e outras duas dicas para o assunto de sua pesquisa.

      Muito obrigado pela sua visita aqui. Espero ter-lhe ajudado.

      Um abraço.

      Comentário por Danigalvao | 18/12/2010 | Responder

  8. Passando para agradecer pela ajuda com a bibliografia…
    Ajudou bastante!!! ;)
    Obrigadão

    Comentário por A moda que fala | 10/12/2010 | Responder

  9. Olá Daniel! Tudo bom?
    Olha, sou estudante de Marketing e Publicidade
    e estou a fazer um trabalho que me pede para avaliar as formas de criação de valor de uma empresa. Achei super util esse teu post, será que tu poderias passar-me alguns dos teus conhecimentos ou material que possa ter para me ajudar a aprofundar nesse trabalho?!

    Comentário por A moda que fala | 28/11/2010 | Responder

    • Ladyara,

      já enviei-lhe um email compartilhando contigo aquilo que sei sobre o assunto.

      Espero que tenha sido de grande ajuda.

      Abraços.

      Comentário por Danigalvao | 30/11/2010 | Responder

  10. Olá Daniel!

    Estou pesquisando tema para monografia e minha amiga professora me chamou atençâo para o tema Co-Criação. Fiquei interessada e fui pesquisar, quando acheio seu blog. Você tem material sobre o tema? Acho que vou estudar mais e procurar me aprofundar, pois este assunto me pareceu desafiador… Obrigada e sucesso!!!!

    Comentário por sttael | 25/11/2010 | Responder

    • Olá Sttael,

      já lhe passei uma biografia que lhe será de grande valia para o início de suas atividades com esse curioso de desafiador assunto.

      Agradeço os comentários deixados aqui no blog.

      Um grande abraço.

      Comentário por Danigalvao | 25/11/2010 | Responder

  11. Boa Tarde !!!

    Daniel

    Estou cursando ADS e tenho que fazer um seminario a respeito de Novos Modelos de Empresas , incluindo Dupla-helice, co-criação de valor e apresentar alguns modelos de empresas , gostei muito do blog e gostaria de saber se vc tem mais material sobre eses temas ..

    Grato.

    Comentário por Reinaldo Vrunski | 04/10/2010 | Responder

    • Boa tarde Reinaldo,

      Amigo já te enviei por email o material q tenho disponível e que lhe pode ser de grande valia em seu seminário.

      Um abraço.

      Comentário por Danigalvao | 04/10/2010 | Responder

  12. Olá Daniel!

    Sou formado em Administração de Empresas pela UFRJ e atualmente faço mestrado acadêmico em Administração pela PUC -RJ. Estou querendo me tornar professor/pesquisador e tenho buscado escrever bastantes artigos para construir e ajudar a passar conhecimento.
    Ontem estive na casa do professor que me orientou na minha monografia, que foi sobre Marketing de Experiência, e ele me chamou atençâo para a Co-Criação. Fiquei pensando muito no tema e fui pesquisar, quando acheio seu blog. Você tem material sobre o tema? Acho que vou começar a estudar e me aprofundar, pois esse assunto é frutífero por demais! Devo escrever algo sobre isso.

    Parabéns pelo blog

    Grande abraço

    Leonardo

    Comentário por Leonardo Soares | 31/08/2010 | Responder

    • Meu caro Leonardo,

      Já enviei-lhe por email dicas quentíssimas sobre o assunto que no qual pretende aprofundar-se.

      Espero que seja-lhe de grande valia.

      Grande abraço.

      Comentário por Danigalvao | 02/09/2010 | Responder

  13. Oi Daniel, passando pra deixar um abraço..

    Comentário por Dri Andrade | 27/05/2010 | Responder

    • Obrigado pela visita, Dri

      To visitando o seu infinito!

      Abs

      Comentário por Danigalvao | 27/05/2010 | Responder


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